Cia Rústica

A Cia Rústica nasce em 2003, em Porto Alegre- RS,  com o objetivo de criar uma zona autônoma de trabalho entre artistas “cúmplices de muitos crimes”, que vinham trabalhando colaborativamente em diferentes contextos. A companhia se propõe a investigar um pensamento não dissociado do corpo, uma crítica atravessada de poesia e humor, problematizando e desenvolvendo continuamente a pertinência e qualidade de suas criações.   

Trabalha-se sobre uma estrutura que insiste em alguns aspectos singulares da cena como espaço privilegiado para um estado de encontro; o corpo do ator como princípio de criação e expressão; os riscos e forças da comunicação entre atores e público. Assim, o alicerce do trabalho está na matéria prima do teatro: o ator e o jogo, ou o ser humano e as relações que estabelece com o outro. Celebramos a palavra e o movimento, o acaso e o risco, o corpo e o espaço.

O primeiro projeto da companhia foi Em Busca de Shakespeare, que levou a cena Macbeth (2004), Sonho de Uma Noite de Verão (2006) e A Megera Domada (2008), além de promover oficinas, debates, ensaios abertos e apresentações em espaços não convencionais para públicos variados. Sonho de Uma Noite de Verão (financiamento Fumproarte) foi contemplado em quatro das cinco categorias do prêmio Braskem 2006 (Melhor Espetáculo, Direção, Ator e Júri Popular), ganhou os prêmios Quero- Quero (do sindicato de artistas e técnicos) e Açorianos (promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre) de Melhor Espetáculo, Direção e Trilha Sonora. A Megera Domada (financiamento Funarte – Prêmio Myriam Muniz) foi indicado aos Prêmios Açorianos 2008 de Melhor Espetáculo, Direção, Produção, Ator e Atriz, recebendo os prêmios de Melhor Ator (Heinz Limaverde) e Melhor Atriz (Sandra Possani), categorias nas quais também recebeu o Prêmio Braskem.

Em 2005, desenvolvemos o projeto Teatro Para Todas as Idades, com a montagem de Pandolfo Bereba (financiamento Fumproarte), indicado em sete categorias do Prêmio Tibicuera (promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre, categoria espetáculos infantis).

O mais recente projeto da Cia Rústica,  Clube do Fracasso(Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz 2009) propõe um olhar festivo sobre o erro e a fragilidade humana. O espetáculo é o primeiro que compõe a Trilogia Festiva, seguido por 21 Maneiras de Derrotar a Morte e Nômades, dando continuidade à investigação de uma linguagem e uma metodologia estruturadas sobre o que convencionamos chamar  a ética da festividade na criação cênica.

O projeto articula ações além da apresentação de espetáculos, promovendo oficinas, ensaios-abertos, debates com diferentes públicos, intercâmbios de idéias e práticas de criação, no exercício constante de convivência, contágio e circulação de desejos que a experiência artística possibilita.

Além da Trilogia, em 2010 a companhia começa a desenvolver o projeto Trânsitos, uma “infiltração poética” pelas ruas da cidade, desviando a trajetória e a percepção dos pedestres de uma orientação previsível. O primeiro evento do projeto foi Desvios em Trânsito (Prêmio Funarte Artes Cênicas na Rua 2009).

  CURRÍCULOS:

PATRÍCIA FAGUNDES

 Diretora na Cia Rústica e professora de Direção Teatral no Departamento de Arte Dramática da UFGRS. Doutora em Humanidades pela Universidad Carlos III de Madrid, onde desenvolveu a  tese intitulada A Ética da Festividade na Criação Cênica, como bolsista da CAPES. Mestre em Direção Teatral pela Middlesex University de Londres, onde viveu e estudou por quatro anos, desenvolvendo dissertação sobre Shakespeare. Bacharel em Direção Teatral pelo Departamento de Arte Dramática da UFRGS. Paralelo a atividade acadêmica, Patrícia Fagundes sempre manteve intensa atividade profissional, dirigindo e produzindo vários espetáculos, performances e eventos, entre eles: Clube do Fracasso (2010 – Indicação ao Prêmio Açorianos de Melhor Direção, Espetáculo e Produção – Prêmio Açorianos de Melhor Dramaturgia e Troféu RBS de Melhor Espetáculo Júri Popular); A Megera Domada (2008 – Indicação ao Açorianos de Melhor Direção, Espetáculo e Produção – Prêmio Açorianos e Braskem de Melhor Ator e Melhor Atriz), Sonho de Uma Noite de Verão (2006- Prêmio Açorianos, Quero-Quero e Braskem de Melhor Direção,  Espetáculo e Trilha Sonora), Macbeth (2004 – Indicação ao Açorianos de Melhor Direção e Produção), Pandolfo (2005 – Indicação ao Tibicuera de Melhor Direção e Espetáculo), O Beijo no Asfalto (1998 – Indicação ao Açorianos de Melhor Direção e Espetáculo, Prêmio de Melhor Produção), O Bandido e o Cantador (1996 – Indicação ao Açorianos de Melhor Direção), O Jantar (1995), Até Segunda Ordem (1993). Participou da produção e organização de eventos como Circo Teatro Universitário do Festival de Canela e o Porto Alegre Em Cena (quatro edições). Foi membro fundador do Depósito de Teatro.

HEINZ LIMAVERDE

Migrando do interior do Ceará para o sul do país, Heinz se tornou um dos atores de maior destaque na cena gaúcha, com ampla experiência em teatro, performance, cabaret e cinema. De shows de drag a Shakespeare, da rua à sala, do palco do Theatro São Pedro a discotecas. No teatro, participou de diversos espetáculos, entre eles: Clube do Fracasso (2010) A Megera Domada (Prêmio Açorianos e Braskem 2008 de Melhor Ator), Sonho de Uma Noite de Verão (Prêmio Braskem 2006 de Melhor Ator), O Gordo e o Magro vão para o Céu (direção de Liane Venturella e Nelson Diniz), O Hipnotizador de Jacarés (Prêmio Tibicuera 2006 de Melhor Ator, direção Dilmar Messias), O Pagador de Promessa, O Auto da Compadecida (ambos com direção de Roberto Oliveira), Romeu e Julieta (direção de Zé Adão Barbosa). No cinema, se destacam o longa Ainda Orangotangos e o curta metragem Outros, ambos com direção de Gustavo Spolidoro. Integrou a equipe permanente da renomada e divertida Bagasexta.

LISANDRO BELLOTTO

Ator, produtor, bacharel em Interpretação Teatral pelo Departamento de Arte Dramática da UFRGS, onde atualmente realiza Mestrado. Na Cia Rústica, integrou o elenco de Clube do Fracasso (onde também atuou como produtor executivo), Desvios em Trânsito (intervenção urbana- 2010), A Megera Domada, Sonho de Uma Noite de Verão e Macbeth, dirigiu e atuou no trabalho solo Roleta Russa/Maçã do Amor. Participou de montagens como Extinção, Andy e Edie, Teresa e o Aquário com direção de João de Ricardo, Em Trânsito direção de Sissi Venturin, As Núpcias de Teodora e A Ronda do Lobo, com direção de Décio Antunes.

FRANCISCO DE LOS SANTOS

Ator, técnico de luz e som, estilista formado em moda pela SENAI/CETIQT Rio de Janeiro: Francisco joga em todas as áreas da cena. Ator em Clube do Fracasso, A Megera Domada e Isaias em tese (espetáculo solo).  Atuou em Sonho de Uma Noite de Verão, direção de Daniela Carmona. Foi integrante do Grupo Depósito de Teatro onde atuou nos espetáculos Ópera dos Mendigos, Nelson Despedaçado, O Círculo de Giz direção Roberto Oliveira, e No Natal a Gente Vem te Buscar direção Roberto Oliveira e Sérgio Etchichury. Em CINEMA atuou nos curtas-metragens: Rango direção de Rodrigo Portela, Ultimato direção de André Moraes, Os Bichos direção de Fernando de Carli e Coke Machine direção de Roberto Roa.

MARINA MENDO

Especialização em Estudos Interculturais pela Universitá degli Studi di Padova, bacharelado em Artes Cênicas-Interpretação Teatral UFRGS, licenciatura em Música (em curso) IPA.  Estudou Piano clássico  no Instituto Musical Verdi, curso de capacitação profissional Orff Schwelrk Música e Movimento na Educação. Cursos de formação com o grupo LUME, Tadashi Endo, Atsushi Takenouchi, Nancy Stark Smith entre outros. Em 2007 recebeu o  Prêmio Intercâmbio e Difusão Cultural MINC participando da residência artística Jinen Butoh com Atsushi Takenouchi junto ao Centro Internazionale de Ricerca Teatrale di Pontedera (IT). Principais trabalhos na Cia Rústica: Clube do Fracasso(2010), Desvios em Trânsito(2010) Sonho de Uma Noite de Verão(2006) direção Patrícia Fagundes; Com financiamento do FUMPROCULTURA realiza o Projeto Casca de Noz (2009);  Teatro Íntimo – Núcleo de Experimentos realizou o Projeto Experimentos (2005) e Travessias (2004) direção Lígia Rigo.   Atua no espetáculo A Arca de Noé, direção de Zé Adão Barbosa e direção musical de Marcelo Delacroix. É arte educadora das Oficinas de Teatro da SMEC- Veranópolis desde 2004.  

PRISCILLA COLOMBI

IMG_0270

Bacharel em Teatro pelo DAD/UFRGS (2009) e formada pelo curso Formação de Atores do TEPA (2004). Inicia sua trajetória profissional no teatro em 2010, quando ingressa para a Cia Rústica de Teatro, dirigida por Patrícia Fagundes. Dentro do grupo, participa dos espetáculos Clube do Fracasso, Desvios em Trânsito, Natalício Cavalo, Cidade Proibida, Fala do Silêncio (prêmio Braskem 2017 de Melhor Atriz) e Tremor. Integrou o elenco de espetáculos de outros diretores, tais como Parasitas (2010), de João Pedro Madureira e O País de Helena (2009) e Concentração (2015), com direção de Ana Paula Zanandréa. Na televisão, participou de minisséries como Fora do Ar (2011) e Filé de Borboleta (2012), produzidas pela RBSTV. Desde o ano de 2012 vem qualificando seu trabalho na área da Música, estudando percussão com o renomado percussionista Fernando do Ó e bateria com o músico César Audi. Em 2019 protagoniza, juntamente de Werner Schunemann e Aldri Anunciação, a série televisiva A Benção (criada por Leo Garcia e Frederico Ruas, com direção de Davi de Oliveira Pinheiro e Emiliano Cunha), com estreia prevista para 2020 no Canal Brasil. No cinema, vive a personagem Morgana no filme ainda em produção A Cerca (Media Bridge) com direção de Rogério Gomes. 

ÁLVARO VILAVERDE

Um artista polifônico: ator, músico, cenógrafo, figurinista e formando em Artes Visuais pela UFRGS, aliando seus conhecimentos na criação cênica. Atuou em A Megera Domada e Sonho de Uma Noite de Verão, ambos com direção Patrícia Fagundes. Integrou o Grupo Theatrum do Tambo, no qual atuou em montagens bastante elogiadas e premiadas, como Tempestades de Paixão e É Absolutamente Certo Que Quem Sabe Talvez Ele Venha direção de Ângela Gonzaga. Participou também de diversas outras montagens, entre elas Antígona, direção de Luciano Alabarse e Travessias, direção de Lígia Rigo.

COLABORADORES:

SIMONE RASSLAN

Bacharel em Regência Coral pela UFRGS. Reconhecida musicista de Porto Alegre, apresenta extenso currículo como cantora, pianista e arranjadora. Lançou diversos CD´s, entre eles: Grupo instrumental Quebra-Cabeça, Adriana Marques e Bando pra Cachorro e A Mulher Gigante do grupo Cuidado que Mancha. No teatro, participou de vários trabalhos na criação de trilhas sonoras e na preparação vocal de atores. Parceira freqüente da Cia Rústica, trabalhou na trilha de Clube do Fracasso, A Megera Domada, Sonho de Uma Noite de Verão (Prêmio Açorianos 2006 Melhor Trilha Sonora), Pandolfo (Prêmio Tibicuera 2005 de Melhor Trilha Sonora Original). É atriz e cantora do espetáculo musical Rádio Esmeralda AM – Uma jóia no ar!, com direção de Hique Gómez. Em 1999, recebeu o Troféu Açorianos de Música na categoria Cantora Revelação MPB.

2 Comentários to “Cia Rústica”

  1. obrigado, alexis! estaremos de volta em porto alegre na sala álvaro moreyra de 4 de junho a 3 de julho. apareça! abraços

  2. Sou de Bento Gonçalves, e assisti ontem a peça, simplesmente AMEI, e nessecito assiti-los novamente.São fantásticos, cada um do seu jeito.a peça é perfeita, e nos faz pensar muito, na verdade nos faz crescer como seres humanos.PARABÉNS a todos.

Deixe um comentário